O óleo de melaleuca, também conhecido como óleo essencial de árvoie-de-chá, óleo de tea tree e tea tree oil (inglês), é um óleo essencial que possui propriedades antissépticas, antifúngicas, antibacterianas e antiviróticas. 

A árvore-de-chá se fez muito conhecida por auxiliar no tratamento de problemas respiratórios e a combater algumas doenças, mas seus benefícios dermatológicos também possuem reconhecimento, a melaleuca é indicada para o tratamento de doenças de pele, além de promover a saúde da pele em geral. É usada para acne, pele oleosa, erupções cutâneas, bolhas, pé de atleta, micose, queimaduras, cortes, ferimentos leves, infecções, eczema, caspa, sarna e piolhos. A planta também possui forte açao antiinllamatória. 

O óleo essencial de melaleuca possui grande presença em produtos cosméticos, seja para a pele ou cabelos, incluindo sabonetes, cremes, loções e shampoos. O uso regular do shampoo de melaleuca pode eliminar o problema de coceiras, couro cabeludo oleoso, seco ou escamoso, além de ser eficiente contra piolhos. O óleo da árvore-de-chá ajuda a curar tecidos irritados e regenerar a pele. Misturado ao óleo de coco, também ajuda a acalmar as células da pele, melhorando a condição das queimaduras, bolhas e descamação da pele.

Fonte: Jornal Peter Paiva

Comentários